Tenho certeza que você já deve ter ouvido falar em análise capilar, mas sabe por que ela é tão importante?

  • O que é Análise Capilar?

É a análise detalhada dos fios e do couro cabeludo, onde se faz uma avaliação completa da saúde do cabelo, para identificar os problemas e suas soluções. Dentre os problemas que podem ser encontrados, temos:

  • Oleosidade;
  • Caspa;
  • Ressecamento;
  • Excesso/Falta de volume.

Entender pelo que seu cabelo está passando e do que ele precisa é o primeiro passo em direção a um cabelo saudável e bonito. Sabendo quais são suas necessidades, pode-se tratá-lo da forma correta sem desperdiçar o seu dinheiro em produtos que não irão resolver o problema.

  • Quem pode fazer?

Qualquer pessoa pode se submeter a fazer uma análise capilar, no entanto, é imprescindível que um profissional capacitado exerça o diagnóstico, pois ele foi treinado para entender as características do cabelo e assim indicar o tratamento adequado.

Você pode não acreditar, mas não há nada mais importante que compreender o seu cabelo! Muitas vezes apenas trocando os produtos capilares que usamos diariamente já conseguimos resolver vários dilemas.

  • Como é feita?

Para fazer esse diagnóstico capilar é utilizado um equipamento específico, o dermatoscópio digital, que permite que o especialista analise o couro cabeludo e as fases de crescimento dos fios de forma minuciosa através de diversas câmeras e lentes de aumento. Dessa forma o profissional pode identificar enfermidades, colorações, processos químicos, alterações externas da fibra capilar, etc.

Além de utilizar equipamentos para realizar a análise, é de suma importância o profissional observar o cabelo a olho nu e conversar com o “paciente”, para assim conseguir mapear seus hábitos, rotinas capilares e histórico; o que o ajuda a chegar em um diagnóstico mais preciso e detalhado.

  • Etapas Analisadas:
  1. Couro Cabeludo
  2. Fase 1 (Anágena): crescimento, a raiz do fio está profunda no couro cabeludo e as células se dividem intensamente, o que produz uma haste.
  3. Fase 2 (Catágena): transição, os fios começam a se desprender do couro e migrar para a superfície da pele.
  4. Fase 3 (Telógena): queda, onde o cabelo começa a soltar do folículo.

 

  • Onde posso fazer esse diagnóstico?

A equipe da Anny Cosméticos conta com profissionais especializados em cabelo e em análise capilar, sendo assim, quando os técnicos estiverem nas perfumarias, você pode pedir para eles que façam uma análise capilar ali mesmo. (O diagnóstico é realizado mediante o profissional estar em posse do equipamento no dia).